Olhe para a cruz; foi por vós!

"Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt 16,24). É conveniente iniciarmos esta breve reflexão sobre a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo com esta passagem registrada pelo evangelista Mateus. Vós podeis estar se perguntando qual a analogia contida entre tomar a cruz e seguir, e a morte do Messias. Entretanto, o que há de semelhante é imensamente colossal. Jesus pede para que nós, seus seguidores, se quisermos segui-Lo, renunciemos a tudo; e fazer o principal: “pegar a cruz e segui-Lo”. Às vezes, é mais fácil reclamardes de uma dor na coluna, um pé inchado, uma enxaqueca do que olhardes para aquela bela e, ao mesmo tempo, triste cena que vemos, geralmente, elevada por trás do altar: a cruz com o crucificado. Esqueceis que Ele fez isso por amor a toda a humanidade, para a vossa salvação e não prometeu livrar-vos de sofrer também. Ser cristão, ao contrário do que muitos pensam, é levar uma vida não totalmente mergulhada num mar de rosas; também não quer dizer que esse mar não exista, mas quer dizer que, dentro dele, há “icebergs” pelos quais tereis de passar com a cabeça erguida, sem reclamardes. Esse sofrimento não se reduz somente a dores, não, também há as pessoas, que fazem de tudo para vos derrubar. A essas, basta fazerdes o que Jesus fez: rezar para que o Pai, que está no Céu, as perdoe, pois elas não sabem o que faz. Espero que, a partir desta breve reflexão, possais participar com a solenidade adequada da exaltação da Santa Cruz; sempre a meditardes que foi por vós que Jesus deu a vida, porque, sem ele, não haveria chance de passardes pela porta estreita que leva até o céu. Amém!

Postar um comentário